top of page
Post - 1 Pecado.jpg

5 dicas sobre os pecados mortais dos negócios

Pecado Mortal 1 – Adoração das altas margens de lucro e do preço premium.

O primeiro mês do ano nem acabou e a expectativa de retomada de crescimento econômico em 2019 só aumenta. Ainda é muito cedo para averiguar se as previsões dos economistas que projetaram um aumento no PIB de 2,7% se concretizarão ou não. De qualquer forma, os empresários, o mercado e os trabalhadores brasileiros estão otimistas e esse é sim um primeiro passo importante para alcançar os resultados esperados. Sendo assim, decidimos compartilhar uma série de 5 dicas sobre os pecados mortais dos negócios, publicado pelo guru da Administração, Peter Drucker.


Pecado Mortal 1 – Adoração das altas margens de lucro e do preço premium.

Segundo o renomado autor a adoração pelo preço premium sempre cria um mercado para o concorrente. Entre os inúmeros exemplos da história recente das corporações que poderiam ser utilizados para validar este pressuposto, escolhemos o caso da Xerox. A empresa líder de mercado nos EUA, a cada novo recurso adicionado à sua copiadora precificava a margem máxima de lucros. No entanto, quando a Canon – empresa japonesa – lançou uma máquina similar assumiu a liderança no mercado americano e a Xerox mal sobreviveu. O conhecimento deste pecado mortal é de extrema valia para as empresas no cenário atual onde muitas organizações tentarão reverter e até “cobrir” todos os prejuízos auferidos nos últimos anos.


Sendo assim, a dica é precificar os produtos, mercadorias e serviços de forma adequada levando em consideração várias variáveis como: custos diretos e indiretos, tributos, margem de lucro, volume total de vendas projetado para o público alvo, preço dos concorrentes com atividades similares e cenário macroeconômico.

bottom of page